segunda-feira, 22 de março de 2010

Teatro à Terça, Quarta e Quinta-feira

BOOM & BANG
Um breve contributo teatral para a compreensão da crise financeira

ÚLTIMAS REPRESENTAÇÕES
23,24 e 25 de MARÇO às 22h00

Uma criação VISÕES ÚTEIS, Grupo de Teatro Portátil


Isto não é uma peça de teatro. É uma história. Não pretende ser uma peça de teatro. Só pretende ser uma história. E que história! O dia em que parecia que o capitalismo estava para acabar. Onde é que estavam a 15 de Setembro de 2008?
Lembram-se?
Chegaram sequer a reparar? O capitalismo deixou de funcionar durante quatro dias, mais ou menos. E agora estamos a tentar perceber o que é que aconteceu.







O ESPECTÁCULO

Na sequência da crise económica que explodiu em Setembro de 2008, o National Theatre (Londres, Inglaterra) encomendou ao dramaturgo David Hare uma peça de teatro que se confrontasse com a referida situação e com os seus protagonistas. E desta forma David Hare dedicou vários meses não só ao estudo da situação mas também a entrevistas pessoais a banqueiros, economistas, especuladores, investidores, administradores, enfim, a todos aqueles que conheciam a história por dentro, desde que, naturalmente, estivessem dispostos a contá-la. O resultado final foi um texto rigoroso e complexo em que se recusa qualquer desejo excessivo de dramatização e se procura antes contar uma história de ambição e ganância intitulado “O poder do sim”, e bem a propósito subintitulado “Um dramaturgo tenta compreender a crise financeira”, cuja estreia mundial aconteceu, precisamente, no National Theatre de Londres, em Setembro de 2009.

Na versão do Visões Úteis “O Poder do sim” apresenta-se vocacionado para um contacto muito próximo com o público, através do trabalho de 3 actores que convocam uma pluralidade de protagonistas da crise financeira, sem esquecer uma imprescindível aproximação à realidade portuguesa, no que podemos classificar de um espectáculo extremamente divertido, apesar de não ter piada nenhuma! Ou por outras palavras, uma tragicomédia financeira completamente enraizada no nosso aqui e agora.

DAVID HARE – O Autor

David Hare – Dramaturgo, nasceu em East Sussex, Inglaterra, a 5 de Junho de 1947, estudou no Lancing College e Jesus College, em Cambridge. Foi membro fundador do Portable Theatre Company onde era actor, encenador e dramaturgo. Slag foi a sua primeira peça estreada em Londres em 1970, no Hampstead Theatre Club. No início dos anos 70 David Hare foi Dramaturgo Residente no Royal Court Theatre e na Nottingham Playhouse. Foi membro fundador do Joint Stock Theatre Group com David Aukin e Max StaffordClark em 1975.

Em 1984 tornou-se Director Assistente do National Theatre em Londres. David Hare é ainda membro da Royal Society of Literature e em 1998 foi ordenado cavaleiro.David Hare é um dedicado comentador social. Não obstante as ocasionais excursões aos temas do Terceiro Mundo, as suas peças oferecem um rico e contemporâneo retrato da GrãBretanha e das suas instituições. O seu âmbito temático é mais alargado que o de John Osborne, mas Hare não deixa de partilhar com o seu mentor uma visão da sua terranatal que é misto de exasperação crítica e desconcertante afecto. Um escritor que sente a necessidade constante de medir a temperatura moral de uma nação através do seu instrumento de escolha: o drama.