sexta-feira, 19 de março de 2010

Pontear a vida

TECELAGENS DE HELENA CARDOSO

Sábado, 20 de MARÇO ÀS 17H00 abertura da exposição


















RASGAR, DIZ ELA HELENA
Todo criador poético-literário se sente como uma espécie de réplica da fiel esposa de Ulisses. Assediado, à imagem dela, pelos fantasmas da frustação, desfazem de noite a teia tecida de dia, na expectativa do regresso, à quimérica Itaca, da perfeição extraviada da Idade do Ouro.

Destecer, diz ela Penélope. Raaaaasgar, diz ela Helena. Num raaaaasgo de artesanal inventiva, estas redes de Helena Cardoso prazerosamente nos envolvem e aprisionam, tecidas, entretecidas, reentretecidas de fios de linho, lã, seda, tributando o cânone sagrado de uma aura couture.

Ditirambos, nascidos duas vezes, fadados para preservarem as genuínas texturas da Natureza. Odes cantando a helênica trama, urdida por humanas mãos, tangidas pela divindade.

Insinuando transparências, sugerindo sobreposições, arriscando assimetrias, incrustando colagens policromas, evocando patchworks, as redes de Helena enredam, alinham, alinhavam pontos/pontes de encontro e reencontro.

Ponteiam e pontilham a Vida, ponteiam a passagem para uma terceira margem. Bem aventurados seriam Vênus e Marte se acaso seus corpos desnunados, tivessem sido cobertos e recobertos por redes iguais a estas, de sedosa sedução, fina linhagem e lânguida sensualidade. O Amor, na certa, não seria mais uma miragem na outra margem da Vida.

Danyel Guerra
_____________________________________________________________________

Ainda no SÁBADO, às 18h00

Convívio entre autores da editora Edita-Me com vista à fundação do seu Clube de Escritores.